sábado, 5 de novembro de 2016

Alterações paisagísticas na cidade de Nova Aliança.

As paisagens são dinâmicas, acumulam tempos desiguais, elementos naturais e culturais. De modo geral, as paisagens culturas, em especial as urbanas, modificam-se  com uma significativa frequência para atender à lógicas econômicas e, às vezes, legais e culturais.
No ano de 2014 a cidade de Nova Aliança passou por mudanças na sua praça central, algumas vegetações foram suprimidas, outras plantadas, o calçamento mudou e o terminal de ônibus foi destruído. Construíram outro, com ares de modernidade, do outro lado da praça.
Resta um certo saudosismo para quem estava acostumado a observar a paisagem como era. Por ser uma cidade pequena as alterações paisagísticas são menos constantes, em contrapartida a preocupação com o patrimônio histórico é irrisória.
Cidades de grande porte possuem institutos históricos, geográficos e culturais que atuam para preservar artefatos sociais, como obras arquitetônicas, marcos históricos, praças etc., e com isso manter a memória da localidade. Atitudes como essa deveriam atingir as pequenas localidades. É extremamente difícil manter uma paisagem urbana idêntica, mas que as alterações sejam feitas com critérios que preservem a memória e a história da localidade.  



Antiga vista do terminal de ônibus de Nova Aliança, nota-se um pavimento elevado,no qual as pessoas podiam subir para ampliar a vista da localidade, Foto, 2010.


Foto do mesmo local, não há mais o terminal, algumas vegetações foram suprimidas. Foto, nov. 2016.

Foto da frente do antigo terminal de ônibus. Foto, 2013.

Foto do novo terminal, do lado oposto do antigo. Foto, nov. 2016.

Vista lateral do nova terminal de ônibus. Foto, nov. 2016.

Fotos: Alexandre de Freitas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...